PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

BERINJELA, UMA TENTAÇÃO: CONSERVA, SALADA, PATÊ, PIZZA, LASANHA, EMPANADA. E SORVETE DE BERINJELA, SIM SENHOR!

Beringela em conserva, salada, refogada, empanada, à milanesa, na pizza, como lasanha, patê e sorvete de berinjelaPoucos legumes são tão versáteis como a berinjela: em conserva, salada, refogada, empanada, à milanesa, na pizza, como lasanha, patê.
Talvez, o que mais a ela se equivalha, no quesito variedade, seja o tomate.
Existem diversas maneiras de prepará-la como salada. Uma sugestão é picar a berinjela e deixá-la de molho, por algumas horas, em água e um pouco de vinagre ou limão. Depois e só espremer e temperar com sal,... (clique em "mais informações" para ler mais)
azeite, limão, alecrim, manjericão, manjerona, hortelã, azeitonas, alho, cebolas, salsa, cebolinha: fica ao gosto do freguês.
Em conserva, salada, refogada, empanada, à milanesa, pizza, como lasanha, patê e sorvete de berinjelaEm conserva, salada, refogada, empanada, à milanesa, na pizza, como lasanha, patê e sorvete de berinjelaTambém gosto de guardá-la num vidro, bem picada e apertadinha. Então cubro com bastante azeite e um pouco de vinagre, furando o fundo com uma faca, para que penetre. Fica muito bom, em especial para acompanhar refeições, churrascos ou incrementar o macarrão.
Mas para passar no pão não dá: não gruda nas fatias e acaba caindo. Sugestão?
Bater no liquidificador. Pronto, temos o patê!
Recheada, assada, empanada...
O melhor de tudo é que a "água da berinjela" (cheia de sementinhas) eu jogo na roça, na horta. Assim como o tomate, "se nascer, a gente come; se não nascer, pelo menos adubou".
Fatias grossas, levadas ao forno por 3 a 5 minutos, substituem a massa de pizza. Basta rechear com molho de tomate, queijo e orégano e levar ao forno até derreter o queijo. Fica uma delícia.
Mas pode a berinjela servir de cobertura para a pizza feita de massa tradicional ou substituir a massa da lasanha. Lasanha de berinjela? É o que há! Não tem como errar: ela só tem que trocar de lugar com o macarrão (ao invés da massa, use fatias de berinjela).
Vai daí que, quando meu marido ficou internado no hospital, deixou de lado a berinjela e eu retruquei: "Nunca vi berinjela ruim".
Pus na boca e quase cuspi fora. Só comi de teimosa que sou. Pois não é que alguém conseguiu fazer uma berinjela insossa, horrorosa, só água e sal?
Pois é. Mas isso é raridade.
Agora o exemplo mais criativo do uso da berinjela que conheço é o sorvete. É isso mesmo: sorvete de berinjela. 
A vovó Helena fazia um sorvete de berinjela que era sucesso absoluto na família. Basta uma lata de leite condensado, a mesma medida de berinjela cozida, liquidificador, formas de gelo e congelador. Só isso.
Ela era exímia cozinheira e das mãos dela saíram o melhor mantecal que já comemos, a geleia de rosas, , as brevidades, o doce de figo verde, a goiabada cascão, a pamonha, o curau, os bolos... Deus! Não conhecemos mãos mais habilidosas. Sobre a "Madre Helena" e sua geleia, leia 

LA MADRE HELENA E A GELEIA DE ROSAS, disponível em http://mg-perez.blogspot.com.br/2013/10/la-madre-helena-e-geleia-de-rosas.html.

É certeza de sucesso!

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Gostou? Faça uma visita aos blogs. É só clicar nos links:
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 
Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Eggplant, A TEMPTATION: SAVE, Salad, TEWL, PIZZA, LASANHA, EMPANADA. AND ICE CREAM EGGPLANT, YES SIR! Few vegetables are as versatile as the eggplant: pickled salad, braised, patty, breaded in pizza, like lasagna, pate. Perhaps what more it tantamount, in the category selection, is the tomato. There are several ways to prepare it as a salad. One suggestion is to chop the eggplant and leave it to soak for a few hours in water and a little vinegar or lemon. Then and only squeeze and season with salt, olive oil, lemon, rosemary, basil, marjoram, mint, olives, garlic, onions, parsley, chives: is the ...
Berenjena, una tentación: SAVE, Ensalada, TEWL, PIZZA, lasanha, EMPANADA. Y BERENJENA HELADO, YES SIR! Pocas verduras son tan versátiles como la berenjena: escabeche ensalada, estofado, empanada, empanada de pizza, como lasaña, paté. Tal vez lo que más se equivaldría, en la selección de la categoría, es el tomate. Hay varias maneras de preparar como una ensalada. Una sugerencia es para cortar la berenjena y dejarlo en remojo durante unas horas en el agua y un poco de vinagre o limón. Entonces y sólo apretar y sazone con sal, aceite de oliva, limón, romero, albahaca, mejorana, menta, aceitunas, ajo, cebolla, perejil, cebollino: es la ...

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG