PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CASCAS DE BANANAS NO JARDIM E NA HORTA: ADUBO ORGÂNICO

clique na imagem para ampliar
Há algum tempo ouvi um personagem de filme (era o Dexter?) dizer à vizinha que cascas de banana eram excelentes para tomates plantados no... (clique em "mais informações" para ler mais)
jardim. Ela experimentou e aprovou.
Cascas de banana, de vegetais e de outras frutas, folhas, cascas de ovos, tudo o que é possível destino à horta e ao jardim. Pão duro, feito em migalhas, é alimento para os passarinhos. Eles adoram!
clique na imagem para ampliar
Como ainda moro em São Paulo e meu mundo verde está a quilômetros de distância, tenho um pequeno pote na geladeira.  
Toda semana levo meu estoque para a casa da praia, pico e enterro.
Até ontem, tinha um saquinho com dispositivo para fechar (dos biscoitos de arroz integral da Camil) na bolsa. Agora, faço um envelope com papel que seria descartado (descartado entre aspas, pois uso o verso como rascunho), como mostra a foto.
Amiga minha, que mora em um sítio em Alumínio, até há pouco jogava os dejetos orgânicos para decomposição nos pés de bananeira. Os elementos secavam e se prestavam a adubar a terra.
Prefiro enterrá-los. Não atrai insetos e mais animais indesejáveis e a decomposição é acelerada.
Quanto às sobras de frutas cítricas, como o limão e a laranja, vão para o lixo, pois, muito ácidas, fazem mal para as minhocas.
Um casal amigo, que mora no litoral de Santa Catarina, também cultiva horta e jardim (maravilhosos) e enterra o lixo orgânico.  
Não abuso: enquanto os restos se decompõem, podem agredir as raízes das plantas. Portanto, distribuo, como um presente, para esta ou aquela planta, em pequenas covas, não muito próximas do tronco principal. Em uma semana, em geral, o que seria lixo é composto orgânico.
Outro dia, recebendo amigos, eu separava: isto aqui, aquilo ali... Notei que era observada e esclareci: "Aqui tem coleta de lixo domiciliar. Isto é para as plantas."
Os tomates que plantei? São enormes, doces, deliciosos, e não foram afetados por qualquer praga. 
O próximo passo é desenvolver um sistema para conservação do excedente, que vá além das tradicionais compotas e pastas. Esta semana pesquisei vários modelos de secadores solares de alimentos. Isso, entretanto, é matéria para outra postagem. Primeiro, aos testes e resultados.
Seja leal. Respeite os direitos autorais. 
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-lo. Seja um seguidor. Para acompanhar as publicações, clique na caixa “notifique-me”:
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Glória Perez Delgado Sanches

BANANAS PEEL IN THE GARDEN AND GARDEN: ORGANIC FERTILIZER. Some time ago I heard a movie character (it was Dexter?) Say that the nearby banana skins were excellent for tomatoes planted on ...
Cáscara de plátanos en el jardín y jardín: fertilizante orgánico. Hace algún tiempo escuché a un personaje de la película (que era Dexter?) Dicen que las pieles de plátano cercanas eran excelentes para los tomates plantados en ...

Nenhum comentário:

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG