PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

domingo, 15 de junho de 2014

DOCES DE ABÓBORA: EM PASTA, EM PEDAÇOS, PEDRA E CAL. Receitas e dicas

A cor é linda. O sabor, também.
Mas cada um tem sua preferência: mais doce, menos doce, em pedaços, pastosa (ou desmanchada), com canela em pau, com cravos, com coco.
O básico em qualquer receita de doce de abóbora é a abóbora e o açúcar. 
Cravo e canela são especiarias que devem ser utilizadas com comedimento, para que não se tenha um "doce de cravos" com abóbora.

Como fazer doces de abóbora?
DOCE DE ABÓBORA EM PASTA
Em uma panela grande, coloque meio quilo de açúcar e um quilo de abóbora, descascada e cortada em cubos, um pedaço de canela em pau e, no máximo, quatro cravos da índia. Cozinhe em fogo lento mexendo sempre, até que a abóbora comece a desprender água. Se quiser, opte, para que o açúcar não queime, por acrescentar duas ou três colheres de água. 
Cozinhe então em fogo moderado e mexa com uma colher de pau até que os pedaços se dissolvam. Continue mexendo até que se desprenda do fundo.
Sirva frio ou gelado.

DOCE DE ABÓBORA COM COCO 
O procedimento é o mesmo. Quando os pedaços se desmancharem, acrescente 50 gramas de coco ralado.

DOCE DE ABÓBORA EM PEDAÇOS
Siga a receita do doce de abóbora em pasta, sem mexer com a colher de pau, desde a liberação de água pela abóbora. Quando a calda engrossar um pouco o doce estará pronto.

PEDRA E CAL - EM CALDA
É o doce de abóbora em pedaços, que ficam durinhos por fora e muito macios por dentro.
Prepare uma solução com dois litros de água e cal virgem (ou cal hidratada), mergulhe os cubos de abóbora nesse líquido e deixe-os de molho por duas horas. Você consegue um bom resultado, também, se deixar os cubos de molho em uma solução de dois litros de água e duas colheres de bicarbonato de sódio, por 4 a 5 horas.
Prepare uma calda com 2 litros de água e meio quilo de açúcar.
Adicione, então, os pedaços de abóbora, mantendo o fogo ligado no mínimo. O processo é lento e o cozimento deve seguir até que os pedaços comecem a murchar e a calda ter secado até apenas cobrir os pedaços. Então, desligue, tampe a panela e aguarde até o dia seguinte.

DOCE DE ABÓBORA CRISTALIZADO - PEDRA E CAL
Prepare os doces segundo a receita acima. Deixe os doces mergulhados na calda e, no dia seguinte ao preparo, escorra, passe os cubos de abóbora em açúcar cristal e deixe-os secar ao sol.

DICAS:
1) O doce de abóbora servido com sorvete de coco é incrível! A primeira vez que experimentei a iguaria foi na pousada Refúgio do Corsário, em Ubatuba. As outras? Em casa. Eu mesma preparei!
Você pode servir o doce com queijo minas, creme de leite, nata ou sorvete de nata. O resultado é, também, muito bom.
2) O doce de abóbora feito com a moranga é diferente daquele feito com a abóbora comum (pescoção ou seca). O sabor de uma e de outra não se confundem.
3) Os cravos, cozidos soltos, desmancham-se e deixam um gosto muito forte no doce (qualquer doce). Ao final, você poderá ter um doce de cravos com abóbora e não sentirá o sabor do prato que preparou. 
Use, portanto, um ou dois pedaços grandes de canela em pau e, quanto aos cravos da índia, utilize-os com parcimônia: no máximo 4 cravinhos, adicionados à calda, desde o início, nos doces em pedaços, ou quando o doce estiver com o preparo mais adiantado, nos doces em pasta, para que não desmanchem. 
Pode, também, embrulhá-los em um trapo ou saquinho antes de colocá-los na panela. Prove a calda até que o sabor da especiaria atinja o ponto ideal e jogue fora o embrulho.

Seja leal. Respeite os direitos autorais.
Conforme Lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (Art. 29). Em caso de interesse, use o espaço "comentários" na parte inferior para entrar em contato com a autora do texto.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG