PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

FLOR DE CERA, MEU PAI, UM PRESENTE. A DARWIN PEREZ, COM CARINHO.


Certa vez, quando criança, perguntei a meu pai qual sua flor preferida. A flor de cera.
Como era a flor? Indescritível: "Não posso dizer como ela é. Somente vendo você vai entender."
Cresci sem uma única vez ter a possibilidade de compartilhar com meu pai a alegria de contemplar a floração e jamais tivemos uma muda da planta. 
Invariavelmente, a Glória-menina perguntava, ao perceber uma flor nova e diferente: "É esta, pai?", e a resposta, pronta, tornava: "Não, Glória, ela é incomparável. Não se parece com nenhuma flor que você conhece. Não é possível descrevê-la."

Muitos anos mais tarde, ganhei de presente da Stéphanie, minha filha, uma muda da planta. Com o passar do tempo, fui
presenteada com algumas florações.

Descrevo-a como uma flor delicada e gordinha, no formato de pequenas estrelas sobrepostas, que flore em cachos e parece um biscuit, um doce, nada mais. Minha singela descrição passa ao largo da compreensão do mimo.
É uma planta rara e exigente: trepadeira que não tolera sol forte e direto nem vento ou frio e deve ser adubada no inverno, época em que as regas devem ser suspensas - enquanto no verão exige regas regulares.
Se você a plantar em um lugar e não florir, mude-a para outro, em que possa crescer junto a um muro ou varanda. 

Minha flor de cera, hoje em seu cantinho definitivo, é uma homenagem a meu pai: quando a admiro, é como se juntos a víssemos. O seu florir é um presente. Presente e presença. Como se pudéssemos, através dele, transcender a barreira do tempo, do espaço e do além, e estarmos juntos e encantados, no momento em que os meus - nossos - olhos observam. 
Seja leal. Respeite os direitos autorais. 
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-lo. Seja um seguidor. Para acompanhar as publicações, clique na caixa “notifique-me”:
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!


Maria da Glória Perez Delgado Sanches

4 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima homenagem, Maria. Nunca vi uma flor de cera de perto. Deve ser muito linda.

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Bom dia!

Até poucos anos atrás, também nunca tinha visto, até que minha filha me presenteasse com um exemplar.
Meu pai tinha razão: é indescritível!
Obrigada pelo comentário, um abraço e um ótimo dia!

Anônimo disse...

Eu tenho a flor de cera, ganhei a muda da minha irmã é linda é macia deve ser por isso que tem esse nome, só não sabia seu nome e nem a minha irmã, ela chama de flor estrelinhas. Muito legal sua postagem!!!

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Olá, boa noite!
Fico feliz por seu exemplar da planta florir. Ela é linda.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG