PLANTANDO DÁ, SIM

RECICLAR É PRECISO

RECICLAR É PRECISO
RECICLAR É PRECISO. O MAIS, SERÁ PRECISO? Viver com alegria é viver em paz e harmonia. É olhar com a alma, observar com o coração, agir em conformidade com a natureza. Somos tanto mais necessários quanto mais úteis, em equilíbrio com o todo. Somos um; você sou eu e tudo o que o afeta, afeta a mim, também.

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

LITERATURA E GASTRONOMIA - DA FEIJOADA DE VINICIUS A PEDRO NAVA

imagem: www.mercadinhossaoluiz.com.br

Livros podem significar mais do que uma viagem transcendental, em que vivenciamos experiências e sensações novas e, mesmo, inusitadas. O mundo da gastronomia, ainda que a obra não o aborde como pano de fundo, é por vezes referenciado, seja no como servir ou relativamente a pratos, sabores e combinações, conhecidos ou não, dando espaço à história - porque a comida que chega a nós percorreu um longo caminho no paladar da sociedade em que hoje é cultuada.
Existem exemplos magistrais. Separei, para a cultura gastronômica dos aficionados - e quem sabe, o preparar de tais delícias -, alguns exemplos, expostos como prova do sabor do prato velho e sempre novo. 
Os dois primeiros ligam-se à feijoada. Das linhas aqui transcritas percebe-se que a feijoada alcançou um grau tão alto na arte, também culinária, que fez-se verso, com sabor, cheiro e cor, envolvidos em paixão. 
É imperdoável falar-se em feijoada sem a remissão a Nava, suas referências, tanto históricas como gustativas. 
A arte culinária tem segredos do aguçar ou enfraquecer o paladar. Estes pecados, enfatizados pelo escritor,...

"NA TONGA DA MIRONGA DO CABULETÊ" OU A RESPOSTA DE VINÍCIUS



Há pouco recebi uma postagem na qual é explicitado o significado do refrão da música de Vinícius. Claro, pesquisei, a ver se a informação é verdadeira.
A autoria foi creditada: Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão; uma Biografia. São Paulo : Companhia das Letras, 1994. O contexto, historicamente colocado, faz sentido: 1970; a parceria Vinícius e Toquinho; Europa, Brasil, ditadura e AI-5; Pedro e a musa Gesse Gessy; a fina ironia de Vinícius, na liberdade do poeta extraordinário que foi, alcança o cinismo dos modernos, já antes apresentada, direta ou indiretamente (Blues para Emmett Louis Till, A Rosa de Hiroshima e Crepúsculo em New York, disponíveis em Nova Antologia Poética, da Companhia de Bolso e disponibilizados ao final). 
Repasso a mensagem, que pode ser qualificada, ao menos, de interessante. É claro, trata-se de um xingamento, de uma natural explosão de revolta do "poetinha"2 com o sistema, se bem que cantada a música ao seu estilo lento e brando. Se o significado é aquele veiculado, ótimo. Se não o é, paciência.  Os atingidos pelo insulto, ao menos,...

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

ARQUIVO DO BLOG